Avaliação da transferência de operações para o exterior
por Dr. Heribert Warken
Uma pesquisa realizada pela DIHK em meados de 2023 com mais de 3.500 empresas na Alemanha mostra que os planos de realocação industrial estão se intensificando.
Quase um terço das empresas industriais (31,7%) está planejando ou já implementando a transferência de capacidade para o exterior ou a redução da produção nacional em resposta às condições da política energética.
E, por mais compreensíveis que essas considerações econômicas possam ser, essas empresas ainda podem enfrentar um risco adicional do ponto de vista tributário: a saber, a tributação dessa transferência de funções!
Uma “transferência de funções”, nos termos do Artigo 1º, parágrafo 3º-b, da Lei de Tributação Estrangeira (AStG), é definida como a “transferência” de uma função econômica localizada em um país específico (neste caso, a Alemanha) para outro país. O pré-requisito, portanto, é que uma função seja transferida de uma empresa cedente para uma empresa receptora e que ativos ou outros benefícios sejam utilizados ou transferidos nesse processo.
Exemplos de “funções” nesse contexto incluem: atividades comerciais que consistem em gestão, pesquisa e desenvolvimento, compras, armazenamento, produção, embalagem, vendas, montagem, processamento ou acabamento de produtos, controle de qualidade, financiamento, transporte, organização, administração, marketing ou atendimento ao cliente (ver parágrafo 3.89).
A transferência de funções requer uma redução nas funções, podendo chegar até mesmo à descontinuação das mesmas, na empresa transferente. Isso também inclui a transferência de funções e riscos de uma empresa com um perfil elevado de funções e riscos para uma empresa com um perfil baixo de funções e riscos, mas não inclui a duplicação de funções.
Avaliação
Deve ser determinado um chamado “pacote de transferência” para a transferência dessa funções operacionais. Um pacote de transferência refere-se ao benefício financeiro esperado dessa função operacional, derivado de uma avaliação empresarial utilizando um método baseado no valor presente líquido, reconhecido como padrão de avaliação e também comumente utilizado em transações comerciais ordinárias para fins não tributários. Em particular, a abordagem de renda e o método DCF são relevantes neste contexto.
Os impostos a serem considerados na determinação dos excedentes financeiros são os impostos sobre o lucro da respectiva empresa que se espera que sejam cobrados ou que já tenham sido efetivamente cobrados e pagos, deduzidos de quaisquer créditos fiscais aplicáveis. A alíquota nominal do imposto é irrelevante. No caso de sociedades anônimas, os impostos de renda pessoais dos acionistas não são considerados. No caso de sociedades em nome coletivo, os impostos de renda pessoais dos sócios geralmente não podem ser desconsiderados. Como regra geral, porém, os impostos a serem reconhecidos podem ser fixados no valor dos impostos de renda que teriam sido incorridos se sociedades anônimas, em vez de sociedades em nome coletivo, tivessem participado da transferência de funções. Uma carga tributária (potencialmente hipotética) sobre a distribuição de lucros não deve ser levada em consideração.
Taxa de capitalização
A taxa de capitalização adequada representa o retorno de um investimento alternativo que seja equivalente ao objeto da avaliação em termos de duração, risco e tributação. Dependendo do método específico de avaliação escolhido, deve-se levar em conta o retorno sobre o patrimônio líquido ou o retorno sobre o patrimônio líquido e a dívida. Para determinar a taxa de capitalização, deve-se utilizar o método do prêmio de risco. Nesse método, a taxa de capitalização é decomposta em seus componentes: a taxa de juros básica e o prêmio de risco. O prêmio de risco é calculado como o produto do prêmio de risco de mercado pelo fator beta. Para o período de uma anuidade perpétua, um desconto de crescimento deve ser incorporado à taxa de capitalização.
Você pode encontrar um exemplo oficial do cálculo aqui:
Esse valor do pacote de transferência é tributável na empresa “transferente”; assim, a transferência de funções de uma empresa alemã para uma subsidiária estrangeira inicialmente gera uma obrigação tributária, mesmo que os lucros futuros nos quais a avaliação se baseia ainda não tenham sido gerados.
Embora a Diretiva ATAD II tenha mitigado esse problema no contexto europeu ao exigir que o país receptor reconheça o mesmo valor como custo de aquisição amortizável, ainda podem surgir questões significativas em casos de países terceiros se as abordagens de avaliação forem tratadas de forma diferente entre os países.
Você está pensando em transferir suas operações comerciais para o exterior?


